sábado, 9 de fevereiro de 2013

Década de 80

Não foi uma das melhores épocas do nosso alviverde. A década de 80, também conhecida como "anos de chumbo" trouxe um jejum de 16 anos sem títulos. O Palmeiras conquistou o Torneio Café em Londrina- Paraná e o Torneio Seletivo Taça da Prata. Em 1986, o Palmeiras goleou o Corinthians por 5 a 1 e fez um jogo histórico na semifinal do Paulista contra o mesmo rival, vencendo por 3 a 0. Chegava à final do Campeonato Paulista, dez anos depois de conquistar o último Paulista, mas perdeu para a Inter de Limeira.
Essa também foi a epóca em que o torcedor assumia o porco como mascote do alviverde.
Dois fatos merecem registro nessa década: em 1983, no Paulista, num jogo contra o Santos, o juiz José de Assis Aragão fez um gol para o Palmeiras, aos 47 do segundo tempo. Isso mesmo: gol de juiz. O atacante Jorginho chutou de dentro da grande área, a bola seguiria para fora, mas bateu em Aragão, que estava sobre a linha de fundo, a cerca de um metro do gol. A bola pegou efeito e entrou nas redes do time do Santos. O jogo acabou 2 a 2, para revolta do time do litoral.
Outro fato inusitado aconteceu em 11 de novembro de 1988, quando o atacante Gaúcho defendeu dois pênaltis contra o Flamengo, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, em pleno Maracanã. Gaúcho foi para o gol no lugar de Zetti, que quebrou a perna nos minutos finais da partida. O jogo terminaria empatado e seria decido nos pênaltis. Durante a disputa, Gaúcho defendeu duas cobranças, de Aldair e de Zinho. E para completar a noite, ele não desperdiçou sua cobrança, e fez o gol vestido com a camisa de goleiro.


 Fonte: http://www.palmeiras.com.br/historia/linhadotempo.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário